Busca no site »

...............................................................................................................................................................................................................................................................
BIBLIOGRAFIA » ARTIGOS

José Vicente. A hora dos negros , Jornal da Tarde , São Paulo, SP, 24/02/2007

Desigualdade e discriminação racial, temas de profundo impacto na trajetória histórica brasileira, foram tratados com desapreço e desinteresse pelo País e, agora, colocam todos os brasileiros diante do indubitável: a hora e a vez dos negros brasileiros.

Os acalorados debates que perpassam todo o País na discussão do Estatuto da Igualdade Racial, na atualidade, e das cotas dão a dimensão e a amplitude do desafio extraordinário que, certamente, submeterá aos mais rigorosos testes os fundamentos e a solidez das instituições republicanas.

Instalação do ódio racial. Violação do princípio Constitucional da Igualdade. Inexistência de raça do ponto de vista científico. Racismo às avessas tem sido a média dos argumentos contrários e, muitos desses, sustentados por aqueles que ao longo de todo esse tempo não levantaram uma palha qualquer para pensar, apresentar propostas sérias e honestas para sua solução.

O Brasil precisará escolher o caminho a seguir: manter intocado o privilégio de poucos, colocar-se de costas ao profundo descolamento e à ruptura do seu tecido social. Igualdade de oportunidades e participação na vida nacional asseguradas que permitam fundir os dois Brasis e, definitivamente, debelar de uma vez por todas a grande chaga que sempre corroeu a possibilidade da felicidade geral da Nação e de todos os seus filhos, que reconstruirá o respeito à pessoa humana, indiferente da cor da sua pele.

José Vicente é presidente da Afrobras e reitor da Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares

Site hospedado no
Instituto de Filosofia e Ciências Socias - IFCS